Como garantir o sucesso do TI de sua empresa

Como garantir o sucesso do TI de sua empresa
Photo by Christina @ wocintechchat.com / Unsplash

Muitas empresas sofrem diariamente com danos a sua infra-estrutura de tecnologia de informação e principalmente aos seus dados sensíveis, enfrentando ameaças como vírus, spywares, malwares e outros males que trazem muitos prejuízos e danos.

O interessante é que na maioria das vezes, as ameaças poderiam ser neutralizadas se a empresa adotasse em todos os níveis de sua planta algumas boas práticas no uso de Tecnologia.

Abaixo listamos as principais boas práticas que uma empresa séria deve tomar para garantir o contínuo funcionamento de seus sistemas e evitar prejuízos e dores de cabeça:

Sistema operacional original e atualizado

Um sistema que recebe atualizações constantes está sempre protegido contra as ameaças que exploram falhas em seus programas, e usar aplicativos originais garante suporte e a segurança de que você está usando uma aplicação confiável.

Uso de senhas seguras

Um estudo recente de uma empresa de segurança mostrou que milhares de máquinas em todo mundo não possuem senha ou possuem senhas fracas! Isto é uma falha grave, sua senha não deve mencionar dados conhecidos como datas, números da sorte e outras coisas, deve misturar números, letras e caracteres especiais.

Não abra mensagens suspeitas

Seja no e-mail, seja no whatsapp a regra é básica: desconfie de qualquer mensagem suspeita, mesmo quando ela vem de um contato conhecido, links de ofertas, promoções, contas a pagar, dívidas, fotos e vídeos daquela festa que você nunca foi.

Na dúvida sobre a veracidade da informação, questione a pessoa que enviou primeiro. Se não for algo válido exclua antes mesmo de abrir! Se estiver usando um e-mail aproveite para marcar a mensagem como lixo eletrônico.

Atualize seu Antivírus

Um bom antivírus não é garantia total de proteção, mas irá ajudar a proteger sua máquina e seus dados da grande maioria das ameaças.

Existem centenas de opções no mercado, antes de se decidir é sempre bom consultar as marcas mais conceituadas do mercado, existem diversas análises em fóruns e canais especializados na internet. Tão importante quanto instalar seu antivírus é mantê-lo sempre atualizado.

Tenha um Firewall

A grande maioria das ameaças chegam pela internet e é nesse ponto que um bom Firewall irá ajudar a proteger sua máquina, ele impede que sua máquina seja acessada por programas e sites maliciosos através da rede.

Os melhores antivírus contam com firewall em seus pacotes, todavia, você também pode configurar um direto em seu roteador ou modem de internet, consulte seu administrador de redes para saber mais.

Escolha ferramentas de sucesso!

Na hora de escolher as ferramentas para gerir sua empresa, não saia buscando qualquer aplicação na internet, correndo o risco de baixar aplicativos suspeitos e maliciosos. Também não pesquise apenas os mais baratos, pois como diz o ditado, o barato pode sair caro. Pesquise o mercado, escolha empresas robustas e com cases de sucesso.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Agende uma demonstração gratuita CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Willian Soares