Inbound marketing vs Outbound marketing
Nesse artigo iremos ver algumas diferenças entre esses dois modelos de marketing.
O que é Marketing?
Segundo Philip Kotler, Marketing é: a função empresarial que identifica necessidade e desejos insatisfeitos, define e mede a sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, específica quais os mercados-alvo que serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender o cliente.
Dentro de todos os pontos citados acima vemos como muito importante o "identifica necessidades e desejos insatisfeitos" e "específica quais os mercados-alvo que serão mais bem atendidos pela empresa.
Mas por que esses dois pontos?
Porque com a identificação das necessidades e desejos do seu possível cliente, e a definição de que tipo de mercado sua empresa quer atingir, você consegue trazer a solução para os problemas e dores do seu cliente da melhor forma possível e com autoridade no que está oferecendo.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing tem relação com o chamado Marketing de Permissão, aquele feito para ganhar atenção de forma orgânica, sem interromper seu fluxo de atividade. Ele não interrompe, mas puxa. Atrai o prospect para o seu produto.
A Hubspot, empresa de automação de marketing criou um modelo que faz bastante sucesso.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é o tipo de marketing que interrompe o fluxo de atividade do seu prospecto para ganhar sua atenção. Ele não está diretamente ligado a uma mídia, e sim a uma forma de propagar a mensagem. A ideia aqui é empurrar o produto ao proespect e interromper seu fluxo natural.
Em resumo aqui a ideia é vender e divulgar seu produto na cara do cliente. Diferente do inbound marketing que tem como objetivo principal nutrir o prospect e deixar ele tomar a decisão final no tempo dele.
Mas qual dos dois modelos utilizar?
Não tem como definir o modelo correto ou errado para utilizar. Pois ambos os modelos funcionam bem. A decisão deve ser tomada em cima de o que a empresa tem como objetivo. O Outbound joga na cara do cliente o seu produto e meio que coloca pressão e fica sempre jogando na cara dele seu produto. O Inbound vai nutrindo o cliente com conteúdo que ajuda ele, e deixa ele vir atrás do seu produto.
Então não existe um modelo certo o errado. Até porque é possível sim trabalhar utilizando os dois modelos em conjunto. Tudo vai depender do planejamento e objetivos da sua empresa.
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Autor: Bruno Branco