O que é branding e como isso impacta o seu negócio
Imagine o branding como uma construção, um caminho a ser pavimentado, uma visão de futuro a ser construída no presente. Branding leva tempo.
Branding não é uma novidade. Nós já utilizamos o branding como ferramenta há milhares de anos.
Design e marca nos servem como uma forma de sinalização, não verbal, para mostrar quem somos, em que acreditamos e com o que nos importamos.
Até pouco tempo atrás (nós) consumidores nos preocupávamos somente com um produto, com a marca da moda. O espírito do tempo mudou.
Hoje os consumidores (e nos incluímos nisso) se preocupam muito mais em saber se as empresas que nos dispomos a trocar nosso dinheiro e tempo realmente são dignas. Quais os valores, a ética, as práticas estão por trás de um produto? Tudo isso é questionado muitas vezes até um produto chegar à casa de um consumidor.
O que é Branding
Ok, mas e o branding? Imagine o branding como uma construção, um caminho a ser pavimentado, uma visão de futuro a ser construída no presente. Branding leva tempo.
Tudo aquilo que uma empresa faz, desde a criação de uma logo até o discurso de marca, contribui para construir a imagem que ficará marcada na mente do consumidor. E branding é isso: é marca.
O branding precisa mostrar de forma simples e clara às pessoas aquilo que a marca tem de melhor, a sua posição, o seu tom de voz, a sua personalidade, o seu sentimento. Através do branding as pessoas criam raízes emocionais deixando de serem clientes para se tornarem defensores ferrenhos da marca.
Esse é o ponto que qualquer marca ou negócio precisa se atentar: a marca precisa ser insubstituível na cabeça do cliente, precisa transcender a equação preço x valor.
Branding constrói valor em cada ação proposta pela marca. Consumir é uma experiência, experiência construída pelo branding
O caminho para marcas se tornarem únicas é a autenticidade, é o branding real. O branding vai além do logo, das cores, do sentimento de marca. Branding está presente no dia a dia das marcas, nas fotos que posta e porque posta, na forma como reage e responde aos clientes nas redes sociais, na forma como se apresenta ao mundo. Branding é estratégico.
Não existe um caminho curto para a construção do branding, mas isso reflete (e muito) na percepção de valor dos clientes.
Não venda um produto, mas uma visão de mundo que será concretizada por ele. E lembre-se de que pessoas são produtos, mas produtos não são pessoas.
Branding é relacionamento. É marca. É sentido. O mundo está trocando de pele. Por que não fazer parte desta mudança e reinventar o branding do seu negócio/marca?
Quer saber mais sobre Branding e como construir uma marca de sucesso?
Assista ao episódio completo do nosso Talkshow MBM Talk
Autor: Estúdio Rubro