/ Fiscal

O que é DF-e e como sua empresa deve utilizar

Você sabia que as Notas Fiscais só não são obrigatórias para categoria de Microempreendedor Individual (MEI), com a exceção da NFS-e? Não sabia? Então acredito que esse post será bastante útil para você!

O que é uma Nota Fiscal (NF) e qual a sua importância?

As NFs são documentos de emissão obrigatória para todas as empresas e são utilizadas para que o governo possa verificar se os impostos e as taxas de tributação estão sendo calculados e recolhidos de forma correta e organizada.

A geração de nota fiscal é de suma importância para o seu cliente, sua empresa e para o Governo, pois além de comprovar a garantia do produto, informar o tipo, modelo, marca e série a mesma lhe assegura o direito de registrar reclamações no Órgão de Defesa do Consumidor. Além de tudo isso as notas fiscais ajudam no seu controle de compra e venda e gerenciamento de estoques.

Tipos de Documentos Fiscais Eletrônicos

NF-e

A Nota fiscal Eletrônica é um documento de origem Digital, emitidas e armazenadas por meios tecnológicos, a NF-e tem o intuído de substituir os modelos 1 e 1A. Ela auxilia negócios e consumidores a registrar uma operação de circulação de mercadoria ou de serviços prestados.

A validade da NF-e é garantida pelo seu certificado digital contido em seu XML, verificado pela SEFAZ. O uso da nota fiscal eletrônica pode trazer uma série de vantagens ao empreendedor dentre elas estão:

  • Redução do uso de papel;
  • Redução de custos com o armazenamento dos documentos;
  • Incentivo à utilização da tecnologia;
  • Aumento da confiança nas notas fiscais;
  • Melhoria no controle fiscal.

DANF-e

Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, é uma versão da impressão da nota fiscal eletrônica mais simplificada, contida quando a mercadoria é entregue, e possui uma chave para que o consumidor possa verificar os dados completos da NF online, a chave é composta das seguintes informações:

  • Código do estado emissor;
  • Ano/Mês;
  • CNPJ;
  • Modelo do documento;
  • Serie da Nota Fiscal;
  • Número da Nota;
  • Numero a ser utilizado pelo contribuinte emissor da nota fiscal;
  • Digito verificador base;

NFC-e

A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica tem como intuito substituir o cupom fiscal e a Nota fiscal de venda ao consumidor (modelo 2), a NFC-e é parecida com a NF-e, o que as diferenciam é que a NFC-e contém QRCode e a chave de acesso, o que permite ao consumidor a consulta da integridade do documento fiscal na SEFAZ. E Assim como a NF-e a NFC-e deve ser impressa na hora da Venda.

NFS-e

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é utilizada para comprovar que o serviço foi feito para uma pessoa física ou jurídica e também é emitida por MEI, pois a mesma está atrelada ao imposto ISS – Imposto Sobre Serviços Prestados.

A emissão da NFS-e é feita juntamente à prefeitura em que o CNPJ do prestador está registrado. Isso ocorre mesmo que o cliente e o fornecedor do serviço estejam em estados.

CT-e

O Conhecimento de Transporte Eletrônico é específico para a prestação de serviços de transporte de cargas, o CT-e é valido no envio de mercadorias por meios aéreos, ferroviários, fluviais e rodoviários.

O CT-e foi criado para diminuir os problemas durante o transporte de mercadorias entre o remetente e o destinatário. Após a aplicação e prática do mesmo, erros tornaram-se menos frequente. A burocracia para tal foi diminuída e agilizou o processo de envio de cargas. Atualmente o CT-e substitui as notas fiscais com os modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27.

Seu sistema ERP está homologado com todos esses documentos fiscais eletrônicos?

A MBM está homologada e conta com diferentes rotinas que podem ajudar você na emissão desses documentos.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Agende uma demonstração gratuita CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Bruno Fiori
O que é DF-e e como sua empresa deve utilizar
Compartilhe