O que é ERP e quais suas vantagens?

O que é ERP e quais suas vantagens?
Photo by Simon Kadula / Unsplash

Em algum momento você já deve ter ouvido alguém falar sobre ERP, ou o sistema de gestão da empresa onde trabalha. Mas você sabe o que é ERP? Ou como ele pode ajudar nos processos diários?

Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre esse tema. Borá?

O que é ERP?

A sigla vem do termo inglês Enterprise Resource Planning ou traduzido para o português Planejamento de Recursos Empresariais. Dentro de uma organização, o ERP nada mais é do que o sistema de gestão empresarial.

Mesmo sendo utilizado pelas principais empresas do mercado, ainda existem gestores que desconhecem essa solução, e não sabem o que estão perdendo.

Qual o objetivo do ERP?

Já vimos que que o ERP dentro da empresa é o sistema de gestão. Então podemos afirmar que o principal objetivo do ERP é a unificação das informações, a facilidade de comunicação e entrega de resultados entre todos os setores da empresa.

Criado há mais de 100 anos, o primeiro modelo foi criado pelo engenheiro Ford Whitman Harris. O modelo foi criado para programar a produção e foi chamado de Economic Order Quantity (EOQ). Depois de muito tempo a Black & Decker adotou outro método, e ele ficou conhecido como MRP (Material Requirements Planning).

Funcionalidades do ERP

O ERP é um sistema completo, ou pelo menos deveria. Então pensando nisso, vamos ver algumas funcionalidades que ele pode proporcionar para os gestores:

Gestão de Faturamento: Nessa gestão, podemos preparar pedido de vendas, previsão de vendas, aprovação e reprovação de vendas, e o principal, a emissão das notas fiscais. Existem inúmeras rotinas, mas essas são as principais.

Gestão Financeira: Controle de toda a parte financeira da sua empresa, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, integração bancária dentre outras.

Gestão de Estoque: Como o próprio nome já diz, aqui você terá todo o controle do seu estoque, entrada, saída, estoque, devolução, e muito mais.

Gestão de Produção: Essa gestão não existe em todos os ERP do mercado, mas para uma indústria, essa é uma das principais gestões. Pois é aqui que você terá todo o controle do que deve ser produzido, rejeitado, devolvido, aproveitado, reutilizado.

Integração: É comum uma empresa utilizar vários softwares para N funcionalidades, seja rotinas bancárias, RH, controle de entrada e saída, hotelaria ou qualquer outra função. Um bom sistema ERP consegue conversar com esses softwares de forma automatizada não tendo a necessidade de um retrabalho.

6 Vantagens de utilizar um ERP

Acredito que o principal objetivo de uma empresa é ganhar e não perder dinheiro, não concorda? É aqui que o ERP vem para somar e não para subtrair. Vamos ver abaixo algumas vantagens da utilização de um bom sistema ERP:

Redução de custos

Com toda a gestão na palma da mão, os custos com toda certeza serão reduzidos. O motivo? Com a centralização das informações, as compras e as produções serão mais assertivas. Muitas vezes são compradas mercadorias que ainda tem em estoque. Ficando assim com produtos parados no estoque.

Automação

Esse talvez seja um dos pontos que chame atenção na hora de contratar um sistema ERP. Visto que em muitas empresas existem muitos trabalhos manuais, como lançamentos em planilhas, pedidos manuais, dentre outras rotinas, que podem ser automatizadas com a implantação de um ERP.

Relatórios para tomada de decisão

Como todos os dados estão dentro do sistema, coletar as informações sejam por gráficos, relatórios ou consultas fica muito mais fácil na hora de uma tomada de decisão. E novamente, ajuda a tomar uma decisão assertiva, pois, estará usando os dados.

Segurança

Esse é um tópico de extrema importância. Além da segurança na tomada da decisão em cima de dados, um bom sistema ERP tem políticas de segurança, e os seus dados ficam em um banco de dados seguro. Claro, na nossa vida, corremos riscos de segurança, mas, se aplicado as políticas de segurança corretamente os dados estão seguros.

Integração

Como dito anteriormente no tópico de funcionalidades, a integração com softwares de terceiros, e bancos é uma das vantagens do ERP. Um ERP que não contêm uma gestão de hotelaria por exemplo, se ele integrar com um o sistema focado nisso é uma vantagem incrível, pois o que for lançado nesse software de terceiro, vai ser lançado no ERP automaticamente.

Redução de erros humano

Ninguém é perfeito não é mesmo? E o ERP vem para ajudar com esse tópico. Como muitos processos são automatizados com a implantação do ERP, o erro humano acaba diminuindo automaticamente. E isso influência em todos os setores né. Se uma pessoa vende um produto sem ter, afeta o cliente, afeta o comprador, afeta o fornecedor, o financeiro, e vira uma bola de neve. Com a redução desses erros a empresa não gera custos desnecessários.

Mas, qual ERP contratar?

Existem inúmeros sistema ERP no mercado. Não dá nem para contar. E você deve analisar bem antes de contratar um. Não é um investimento tão baixo para ficar errado, então vou deixar algumas dicas aqui para analisar na contratação de um bom sistema ERP:

  • Suporte Técnico
  • Tempo no mercado
  • Funcionalidades
  • Implantação
  • Custos extras

Existem alguns sites de pesquisa que você pode encontrar os melhores ERP's, e um deles é o site da Kmaleon. Um buscador de ferramentas e lá tem uma categoria ERP.

Inclusive ano passado eles fizeram uma premiação para os 3 melhores softwares em suas categorias. E a votação foi realizada pelos próprios usuários dessas ferramentas.

A MBM Solutions foi a vencedora na categoria ERP. Foi eleita pelos mais de 6.000 usuários como o MELHOR ERP do Brasil.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Clique aqui e veja o que dizem da MBM Solutions.

Com sede própria com 1600m² de área construída específica o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um tempo de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Fale agora com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Bruno Branco