Metaverso: O mundo virtual real

Metaverso: O mundo virtual real
Photo by UK Black Tech / Unsplash

Com toda certeza, você já viu, ouviu, ou até mesmo já sabe o que é o tão falado Metaverso. Se você não sabe o que é, esse artigo é para você. E se você já sabe o que é, continue lendo também e aprenda mais um pouco. Bora aprender? Vamos começar do básico:

O que é o Metaverso?

Podemos dizer que o metaverso nada mais é do que a ligação entre o mundo virtual e o real. Ou seja, a ideia é conseguir fazer tudo o que se faz na vida real, fazer também no mundo virtual. Com a ajuda de algumas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, blockchain e a própria internet. Legal né? Mais para frente vamos ver isso na prática.

Quando surgiu o metaverso?

Diferente do que muitos acham, o metaverso não surgiu recentemente. Esse termo surgiu lá em 1992, com a obra Snow Crash do Neal Stephenson.

Alguns exemplos bem recentes disso (já apresenta no nosso dia-a-dia) são os jogos VRChat, Second Life , Roblox e Fortnite . Esses jogos deram o primeiro passo para esse metaverso. Porém não estão 100% integrados se assim dizer. Pois a ideia do metaverso não é ser só mais um jogo online, mas sim conseguir realizar toda movimentação que é feita no real conseguir efetuar no virtual. Inclusive movimentações financeiras.

Fortnite no Metaverso

A realidade virtual, realidade aumentada e Blockchain, são só algumas das tecnologias envolvidas. As criptomoedas e as NFTs também fazem parte desse mundo novo.

Usando todas essas tecnologias, seria possível fazer transações financeiras dentro do metaverso, negociando desde propriedades virtuais e criptomoedas até roupas para os avatares, obras de artes digitais, jogos e muito mais, conforme já comentado anteriormente.

Há muita expectativa para que as empresas tradicionais possam aproveitar esse ecossistema para expandir seus negócios, vender seus produtos em versões virtuais dentro do metaverso.

Algumas empresas já estão correndo atrás e saindo na frente da concorrência. Um grande nome que já anunciou a intenção de adotar o metaverso na plataforma foi o Facebook, que inclusive mudou seu nome para Meta.

Outras empresas já se pronunciaram também, a Nvidia já anunciou o Nvidia Omniverse, a Nike entrou no jogo Roblox, e outras empresas já estão se aventurando principalmente em NFTs.

E se você não sabe o que é NFTs, fique ligado (a) que será tema de um episódio do nosso talk show.

Mas afinal, porque o Metaverso é um dos temas mais comentados?

O metaverso começou a ganhar muita força na internet e no mundo depois que grandes empresas começaram a apostar no mesmo. Visto que essas empresas viram uma enorme oportunidade em se aproximar do público alvo, posicionar a marca ou empresa como inovadora e gerar mais receita.

Outros grandes exemplos de empresa que afirmaram a busca pelo metaverso foi a Boeing que prometeu lançar seu próximo avião no metaverso e, também temos a Nike que já comprou uma fabricante de tênis virtual.

Outra marca de grande nome internacional foi a Gucci, que já vendeu uma versão digital da bolsa “Dionysus” no jogo Roblox por nada mais, nada menos de US$ 4.115,00 (valor este, maior que a versão física do produto).

Empresas como a XP e a Rico também deram o primeiro passo nessa mundo. Eles lançaram um fundo focado em empresas que trabalham com o metaverso.

Metaverso na prática

Agora que você já sabe o que é o metaverso e como surgiu, vamos trazer alguns exemplos na prática para que você entenda e visualize melhor esse mundo.

Um exemplo bem bacana para entender como esse mundo funciona é o filme Free Guy: Assumindo o Controle. Que conta a história de um caixa de banco, que tem sua vida virada do avesso após descobrir que ele é apenas o personagem de um jogo. E o legal desse filme é que ele mostra essa ligação entre o mundo real e o mundo virtual. Vale a pena assistir.

Outro filme que podemos ter como exemplo é a própria trilogia Matrix de 1999. Isso mesmo desde de 1999 já temos exemplo de como seria essa tecnologia. Como vimos o termo surgiu lá em 1992 e nos filmes Matrix podemos ver uma parte de como seria, e está sendo hoje.

O próprio jogo Fortnite é um bom exemplo, recentemente a cantora Ariana Grande fez um show dentro do jogo por exemplo.

E hoje em dia o que está sendo bastante movimentado nesse mundo virtual são as compras e vendas dos NFTs. Recentemente o jogador Neymar comprou 2 NFTs com o valor aproximado de R$ 6 milhões de reais.

Outras pessoas comprando terrenos virtuais, obras virtuais e muito mais. Jogos utilizando criptomoedas, rendendo e pagando seus jogadores.

Tudo isso faz parte desse metaverso que falamos durante esse artigo. Fique atento a mais novidades no mundo sobre esse tema. Pois esse será o nosso futuro.

Metaverso é ou não um mundo virtual real?

Depois de entender o que é o metaverso, como ele funciona, qual é seu foco e tudo mais, podemos parar para pensar agora no que precisamos para que tudo funcione.

Já falamos em nosso talk e até mesmo aqui no blog em outros artigos, as dificuldades que principalmente o Brasil enfrenta. Por exemplo para que um mundo virtual desse funcione 100% precisamos de uma internet muito boa. E hoje já falamos que para implantar o 5G já existe uma dificuldade absurda. Ou melhor, existem locais no nosso país que nem internet discada existe.

Vimos também que a realidade aumentada e a realidade virtual ainda sim é tudo muito novo. O custo de trazer essa tecnologia e de obter essa tecnologia ainda é muito alto. Um exemplo, quantas famílias tem um óculos de realidade virtual em casa? Ou um óculos 3d, ou até mesmo uma TV 3d.

Então em conclusão, podemos dizer que hoje esse mundo virtual ainda está longe da realidade. Por mais que as empresas entrem nesse mundo, o usuário final precisa de um investimento muito alto para ter uma qualidade boa, a ponto de conseguir "viver" dentro desse mundo virtual como no filme Free guy que citamos acima.

Mas, é algo que precisamos estar acompanhando e por dentro de todas as novidades e os avanços, pois, é algo que pode ser o nosso futuro.

MBM Solutions no Metaverso

A MBM assim como todas as empresas que citamos aqui, também já está se aventurando nesse novo universo. Com a ajuda da inteligência artificial, nossas soluções conseguem ajudar sua empresa em diferentes áreas.

Por exemplo hoje nossas soluções ajudam demais a integração Empresa x contabilidade. Com apenas alguns cliques, toda a integração é realizada de forma automática eliminando assim tempo e trabalho manual.

Uma outra rotina que a MBM soluciona com a inteligência artificial é a integração bancária. Você não precisa mais ficar localizando título a título na sua francesinha para fazer a integração. Nossa ferramenta simplesmente lê o arquivo que o banco te envia, já localiza o título, faz a baixa, faz a integração e tudo sem você nem clicar na tela. Simplesmente automaticamente. Legal né? E essas são só algumas rotinas em que a IA está presente no sistema ERP da MBM.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Clique aqui e veja o que dizem da MBM Solutions.

Com sede própria com 1600m² de área construída específica o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um tempo de profissionais altamente relevantes.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Fale agora com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

Ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autores : Talita Dovigo e Bruno Branco