A Mediocridade pode estar atrapalhando sua empresa

A Mediocridade pode estar atrapalhando sua empresa
Photo by Milad Fakurian / Unsplash

Todos sabemos que no Brasil não é fácil empreender, são muitos os desafios, as pesquisas apontam como principais gargalos no empreendedorismo a Carga Tributária, os Encargos Trabalhistas e a busca por Profissionais Qualificados. Mas afinal, o que isso tem a ver com a Mediocridade?

Primeiro, vamos entender o que a palavra significa: Mediocridade vem de "média", estar dentro da média, sem ambição ou paixão para fazer cada vez melhor, fazer apenas o que é a sua obrigação e ponto final.

Infelizmente vivemos uma crise de Mediocridade atualmente, assunto citado algumas vezes pelos principais filósofos do país. Uma pessoa medíocre vive uma vida sem sal e sem açúcar, sem grandes aventuras e anseios. Mas, como isso afeta a vida e a saúde das empresas?

Mediocridade reflete diretamente no DNA da empresa, na qualidade do atendimento aos clientes e na qualidade do produto final. Um funcionário medíocre conhece os problemas da empresa, mas não faz nada para melhorar, o salário estando garantido, para ele é o que basta.

Ele não propõe uma melhoria ou não faz determinado serviço apenas por que não "é sua função". Ele faz exatamente a sua carga horária e vai embora, mesmo que precisasse de apenas mais 10 minutos para resolver um problema crítico. Ele não se esforça para vender um pouco mais, apenas porque sua "meta" já foi atingida.

Em resumo, um funcionário medíocre não é um profissional ruim, mas ele está longe de ser bom. Quem faz apenas a sua "obrigação" nunca será uma pessoa acima da média, e de tabela, nunca irá ajudar a empresa em que atua a ser uma empresa acima da média.

Já é difícil encontrar um profissional altamente qualificado, soma-se isso a encontrar um profissional qualificado e com paixão e ambição para estar acima da média, uma pessoa longe da mediocridade, agora vemos como é ainda mais difícil.

Mas aqui não falamos de problemas, falamos de soluções, então vou apresentar algumas dicas que podem ajudar você funcionário a se tornar uma pessoa acima da média e você empresário a tentar moldar o pensamento de seus colaboradores para fugir da mediocridade:

1) Entregar mais do que se pede, mas sem perder o foco.

Conseguiu resolver o problema do cliente? Ótimo, mas não pare aí, tenha em mente o que poder ser adicionado ao pacote para oferecer ao cliente uma experiência totalmente inovadora. É como comprar um carro e ganhar o tanque cheio de brinde!

2) Nunca faça a mesma coisa exatamente igual a última vez.

A melhoria deve ser contínua, e não se engane: você sempre pode fazer qualquer coisa melhor do que a última vez. Vai dirigir até o trabalho? Você pode ser um motorista melhor. Vai encontrar um cliente? Você pode atender e se comunicar melhor do que antes.

3) Não aceite em sua equipe pessoas medíocres.

Se você notar que em seu time um determinado colaborador não se enquadra e não quer se enquadrar nesta filosofia de não-mediocridade fique atento! Pessoas tóxicas podem poluir outros membros da equipe. Portanto, você funcionário deve ficar longe destas e você empreendedor precisa entender que mesmo o mais qualificado de todos os profissionais não serve para o time se for uma pessoa medíocre.

4) Conheça a sua equipe no campo extra-profissional (para os líderes e empresários).

Mediocridade não tem a ver com trabalho, tem a ver com a forma de pensar a vida. Então se você quer realmente identificar este pensamento em seus colaboradores você precisa conhecê-los além do trabalho, saber quais são os seus hobbies, seus sonhos, seus projetos pessoais.

E você pode inclusive ajudá-los a desenvolver este pensamento a partir deste ponto, entregando-lhes condições para acreditar que a empresa está do lado deles não apenas no pagamento do salário mas também em sua qualidade de vida, em contrapartida eles terão o mesmo pensamento para com a empresa.

Não aceite a média.

Não se contente com o mais ou menos.

Melhore 1% a cada dia e em 1 ano terá melhorado 365%.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Agende uma demonstração gratuita CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Willian Soares