Evite erros de CFOP na emissão de nota fiscal com um sistema ERP

Evite erros de CFOP na emissão de nota fiscal com um sistema ERP
Photo by Nick Morrison / Unsplash

Você sabe como a utilização de um sistema ERP pode ajudar você a ganhar tempo na emissão de uma nota fiscal e não correr riscos de emitir com impostos e cfops incorretos? Veja nesse artigo o que é natureza de operação, cfop e como um sistema ERP pode te ajudar.

O que é Natureza de Operação?

A Natureza de Operação tem como principal objetivo indicar a finalidade da emissão da nota, ou seja, a que operação comercial se destina a mesma.

Esse campo, é onde se encontra a operação final de cada NFe, sendo um código que identifica o tipo da natureza de circulação da mercadoria.

De forma geral, a natureza de operação tem a finalidade de indicar o que será feito com a mercadoria: venda, compra, devolução, importação, exportação, industrialização, prestação de serviço, remessa, entre outras.

Por exemplo:

Um cliente A compra alguns produtos de uma empresa B, e essa mesma precisa emitir uma NFe, então, no documento a Natureza de Operação ficará como VENDA.

Agora, casa haja uma devolução de algum produto, um dos envolvidos terá que emitir uma NFe em que sua Natureza de Operação seja DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA.

Ou seja, de forma geral, a Natureza de Operação é o campo em que é retratado o que está sendo feito com o produto, descrevendo a operação em que o produto se envolve.

Porém, só é possível utilizar a Natureza da Operação por Nota Fiscal Eletrônica.

A Natureza de Operação descreve o que está sendo feito com a mercadoria na nota fiscal. Bem diferente do CFOP (que poderia ser inserido em vários códigos) é possível ter mais que uma natureza de operação na mesma nota fiscal, por exemplo, uma nota de industrialização e/ou um retorno de mercadoria. É possível também ter uma natureza de venda e bonificação na mesma nota fiscal.

Lembre-se: a Natureza de Operação e o CFOP não são a mesma coisa!

Acontece muita confusão entre esses dois termos, e acaba causando muito incomodo no caso de preenchimento errado, por isso, é bom ficar atendo as diferenças entre cada uma das funções.

Como já dissemos acima, a Natureza de Operação identifica exatamente o que o nome indica: O tipo de transação.

Já a CFOP, ou Código Fiscal de Operação e Prestação identifica se uma operação é uma entrada ou se é uma saída de produto, bem como, se a circulação desses produtos acontece dentro ou fora do estado, entre outros, como por exemplo tributações diferenciadas.

Toda identificação da nota é feita pela própria Natureza de Operação, pois é a informação fiscal inserida no documento emitido. E cada Natureza de Operação possui suas características próprias, quando inserida, é preciso se atendar no tipo de regime de tributação utilizado para não haver nenhuma divergência.

Por isso, é de extrema importância ter o auxílio do contador, para que seja indicado os códigos correto para sua empresa.

Além do contador, a atenção e um BOM SISTEMA ERP são os grandes aliados para o preenchimento da NF-e!

É preciso atenção no momento de emitir a nota fiscal, para que assim, não haja falhas e que todos os campos sejam preenchidos de forma correta. Principalmente com campos como o da Natureza de operação, que define a finalidade da mercadoria.

E para que isso seja feito da forma mais correta, os auxílios de um sistema ERP de qualidade são fundamentais. Assim como a MBM Solutions, que oferece um produto qualificado e completo, suporte humanizado e treinamento conceituado!

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Com um sistema de ERP a tarefa fica simplificada, uma vez que, geralmente depois de preenchido o campo de CFOP, o campo de natureza da operação é preenchido automaticamente

Isso zera a possibilidade de erros nesse preenchimento e ainda poupa tempo para que não seja preciso digitar essa informação a todo momento em que for fazer uma venda ou qualquer outro tipo de negociação.

Investir nesse tipo de sistema de gestão, como o sistema ERP da MBM pode ser bastante vantajoso, já que além de agilizar a emissão de notas fiscais, o sistema ainda automatiza a gestão de todas as áreas da sua empresa!

A MBM tem robôs inteligentes para emissão de nota fiscal. Ou seja é possível configurar um CFOP específico já no cadastro do cliente assim todo pedido já vem com a CFOP correta, além de rotinas que você gera o pedido e o sistema faz todo o resto gerando o romaneio, a nota fiscal, a transmissão da nota fiscal e até o envio do XML e boleto direto para o cliente com apenas um clique.

Essas são algumas de nossas rotinas.

Agende uma demonstração gratuita CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Talita Dovigo