Pilares de Funcionamento do sistema ERP

Pilares de Funcionamento do sistema ERP
Photo by Chris Brignola / Unsplash

Um sistema ERP por ter relação com diversas áreas, podemos afirmar que seu principal objetivo deve ser alinhado com todas as partes interessadas da organização

No suporte técnico, devido a algumas dúvidas e/ou questionamentos de situações expostas de clientes, os pilares estão relacionados com o alinhamento entre os principais departamentos que “sustentam” o bom funcionamento de um sistema ERP em uma organização, abaixo, será explicado mais detalhadamente.

Departamento de TI

Uma empresa para suportar um sistema ERP, primeiramente precisa de um responsável pelo TI, sendo este, um departamento muito importante para o bom funcionamento e desempenho do sistema ERP na organização.

Treinamento das rotinas

Em seguida, os principais usuários (podendo ser chamados de keyusers) deverão ter ciência e conhecimento de quais rotinas serão utilizadas, como e quando devem ser utilizadas. Para o sucesso neste processo é imprescindível um treinamento e/ou reunião com o consultor técnico da empresa fornecedora do seu sistema ERP, para que possa assim, fazer a devida adequação dos processos da organização junto ao sistema ERP.

Fazer os ajustes caso necessário para que obtenha pleno sucesso e desempenho no funcionamento do sistema em sua rotina, para que dessa forma o sistema ERP venha agregar mais e mais valor na organização, e não se torne um “obstáculo complexo” para a fluidez e agilidade no processo diário.

Parametrização de obrigatoriedades fiscais

Uma vez com estas partes alinhadas, podemos dizer que um processo extremamente importante fica faltando, que seria os preenchimentos de obrigatoriedades fiscais: alíquotas, parametrização de naturezas de operações, frequência de entrega de arquivos digitais fiscais, entre outras questões, pois, a não parametrização e adequação feita, poderá ocasionar multas a organização, gerando um grande desconforto financeiro para a organização.

Integração Empresa -> Fiscal/Contábil

Muitas vezes, tais dados supracitados devem ser confirmados com o escritório fisco/contábil responsável da organização uma vez que cada organização e operação possuí especificidades únicas que nem sempre são padrões e/ou iguais para todas as empresas, devido a incentivos fiscais, ramo de operação da organização e outros detalhes que o atendimento da empresa do seu sistema ERP, nem o TI muitas vezes tem acesso.

Sendo este, um importante (se não o mais importante) pilar para o funcionamento adequado e a toda a agilidade que um ERP pode oferecer.

No Sistema ERP da MBM Solutions por exemplo, após as parametrizações de obrigações fiscais devidamente preenchidas, a automação e o ganho no dia a dia na organização, é imensurável, sempre somando para que tenha o melhor desempenho com o foco em redução de custos e aumento de faturamento, vendas e produtividade.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

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Autor: João Faé