Tecnologia da Informação: Gasto ou Investimento?

Tecnologia da Informação: Gasto ou Investimento?
Photo by Philipp Katzenberger / Unsplash

Um assunto muito abordado principalmente pelos técnicos em informatica (seja em hardware ou software) é a constante reclamação e/ou falta de visão das empresas em sempre colocarem a área de informática, tecnologia, segurança como um "gasto a mais" ou "custo desnecessário" para a organização, porém, até que ponto determinado valor gasto em uma infraestrutura ou em um software de gestão pode ser considerado um custo?

Pensamos no seguinte ponto: uma empresa onde faz todo e qualquer controle (se é que tem controle de tudo que é necessário para gestão e/ou organização) via excel, e possuí apenas um computador defasado, com internet lenta (via wifi), este seria o único computador que recebe os e-mails na empresa e deve ser revezado o uso entre todos os colaboradores desta empresa (imagine que possua um total de 15 colaboradores nesta empresa).

Qual a probabilidade desta situação gerar um desconforto, desmotivação, baixa produtividade, e o principal: reclamações internas entre os colaboradores causando a possibilidade de um grande problema para a organização?

Devemos analisar muito bem e ponderar os valores investidos/gastos na organização, quando tratamos de governança e gestão de TI um dos principais pontos a serem abordados, trata-se do alinhamento de interesses da organização.

Voltando ao exemplo supracitado, muitas organizações podem julgar tal situação como um custo desnecessário ou então falta de vontade dos colaboradores, mas o fato é que o minimo de ferramentas devem existir para o ambiente tecnológico.

Um mecânico não trabalha sem suas ferramentas adequadas para montar/desmontar um veículo, correto? Porque então em um mundo onde tudo é digitalizado e a informação é muito rápida não devemos analisar com estes mesmos "olhos" para a tecnologia?

Uma infraestrutura bem investida com um software bem gerenciável, pode fazer milagres para a organização, além de toda a rastreabilidade e segurança que pode trazer para o ambiente.

Um bom sistema ERP trabalhando junto com uma infraestrutura muito bem definida pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Uma dos benefícios é o controle de todos os processos da sua empresa na palma da sua mão e de forma simples e eficiente.

Com o controle dos processos no sistema ERP é possível REDUZIR custos desnecessários, AUMENTAR a produtividade, CONTROLAR seu estoque e VENDER de forma eficiente, deixando seu cliente feliz.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Agende uma demonstração gratuita CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: João V. Faé