Tem instabilidade com a Internet? Saiba como verificar sua conexão

Tem instabilidade com a Internet? Saiba como verificar sua conexão
Photo by Joshua Sortino / Unsplash

Atualmente estamos em um ambiente onde praticamente TUDO é conectado. Desde computadores, notebooks, tablets, smartphones até mesmo os mecanismos de segurança, sistemas de informações, servidores, backups entre outros.

Não é necessário citar as inúmeras vantagens que se tem em trabalhar em um tipo de ambiente deste, porém, a Internet é o principal meio de comunicação que deve ser verificado, pois uma vez tendo oscilações ou perdas de conexões, causará um grande impacto e instabilidade durante a rotina de trabalho.

Esta conexão e comunicação tem relação direta a diversos meios de comunicações e periféricos de rede da infraestrutura da empresa como por exemplo: modem, roteadores, cabeamento de rede, switches, placas de rede entre outros.

Muitas vezes identificamos oscilações em conexões em alguns ambientes, porém estes, não querem dizer que a internet está off-line ou perdeu conexão, mas sim, houve alguma oscilação rápida com o tráfego da rede em si com os demais computadores e/ou servidores, e como hoje a maioria dos provedores de internet oferecem uma conexão rápida, a oscilação de comunicação na maioria das vezes não é “sentida” pelo usuário, por se tratar de poucos segundos de falta de comunicação e em seguida já é restabelecida novamente.

Uma maneira muito simples de checar se houve perda de comunicação e de pacotes de internet, é através do bom e velho “DOS” que possuímos no Windows, podemos fazer um teste de ping onde consiste em um utilitário que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos.

Um exemplo de teste a ser feito seria:

Ping www.google.com–t

O comando final “-t” serve para que o teste seja feito constantemente e seja pausado pelo usuário.

Existem outras formas de verificar a conexão, como sites que fazem esse teste. Verifique sua conexão, e elimine os problemas de internet e tenha uma experiência incrível com esse meio de comunicação que é o mais importante hoje no dia a dia.

Autor: João V. Faé