A importância da diversidade nas empresas

A importância da diversidade nas empresas
Photo by Clay Banks / Unsplash

É sabido que toda empresa não tem como objetivo apenas gerar lucro a seus acionistas e investidores. As empresas também possuem um papel social a cumprir, não por acaso, elas são descritas formalmente pela sua Razão Social.

Dentro deste leque de possibilidades que se abre no âmbito social, a Diversidade é uma das mais importantes características que uma empresa deve explorar, trazendo inúmeras vantagens não tão somente para os envolvidos quanto para a própria companhia. Neste post vamos conhecer um pouco mais sobre isso, e como grandes players do mercado estão tratando a situação e tirando grandes lições e vantagens deste cenário.

Mais para começar, o que é Diversidade?

Bom, vivemos em um país multicultural, multireligioso, multiracial, e essa mistura incrível de culturas, opções religiosas, sexuais e étnicas é justamente o que chamamos de diversidade em todos os seus níveis. E agora você pode se perguntar, mas onde este assunto se encaixa no ambiente corporativo? No mundo empresarial? Diversidade nas empresas resume-se as políticas e culturas que uma empresa cria para lidar com a diversidade em todos os seus tipos, entre os colaboradores da organização, a maneira com que uma empresa lida com a diversidade diz muito sobre sua visão de mercado e visão de mundo.

Uma organização bem reconhecida no âmbito da diversidade é uma empresa que respeita as diferenças, aceita as pessoas como elas são e tolera todo o tipo de opção religiosa, orientação sexual, etnia racial e nacionalidade. Uma empresa que tem a diversidade como um de seus pilares busca sempre profissionais e colaboradores que possam contribuir através das suas diferenças, pois um grupo sempre tem a ganhar com as pequenas diferenças e opiniões.

E quais as vantagens para a empresa?

Muito simples, uma equipe diversificada tende a longo prazo atingir melhores resultados e objetivos, isso acontece por que neste cenário o ambiente é mais colaborativo, as pessoas possuem um comportamento mais humano e acolhedor, a ajuda é mútua e constante, dessa forma todos se sentem mais motivados e empolgados em seguir em frente e dar o seu melhor.

A diferença cultural é outro ponto que traz pontos positivos para a empresa, em um ambiente onde todos possam opinar, criticar e sugerir melhorias para os processos e produtos, pessoas de diferentes culturas e costumes sempre oferecem visões diferentes sobre um determinado problema e as melhores decisões acabam sendo acatadas por todos.

Se você gostou do assunto e quer saber como sua empresa pode se tornar mais engajada e possuir mais diversidade, temos algumas dicas valiosas para você.

Existem algumas estratégias que você pode tomar, uma delas é possuir programas de inclusão para buscar talentos entre as minorias e diferentes classes, você pode criar comitês com colaboradores atuais da empresa para se aliar a entidades em sua cidade que conhecem as causas dos deficientes, ou estrangeiros ou da comunidade LGBT por exemplo, e dentro destes espaços criar programas de captura de talentos.

Estas atitudes criam vínculos fortes entre os colaboradores e despertam o interesse para as causas sociais. Outra forma de engajar a equipe nestes meios é criar programas de voluntariado, para inserir membros da equipe dentro das atividades e entidades sociais, e então criar um programa de dentro para fora, desta forma a companhia cria empatia com a causa e aprende com as diferenças.

Em resumo, sua empresa deve:

- Promover a cultura da diversidade entre os colaboradores atuais;

- Adaptar a empresa e setores para essa nova realidade (adaptações físicas para atender deficientes por exemplo);

- Conhecer a realidade dos grupos através do voluntariado e da imersão.

- Criar programas de inclusão para encontrar os talentos.

Para saber: A Lei nº 8.213, de Julho de 1991, a "Lei das Cotas", obriga empresas com mais de 100 funcionários ao preenchimento de 2% a 5% das vagas do quadro de funcionários com reabilitados ou pessoas com deficiência. Mas vale lembrar aqui que sua empresa deve buscar todo o tipo de diversidade e não apenas o grupo dos deficientes.

E aí, como sua empresa trata a Diversidade?

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Clique aqui e veja o que dizem da MBM Solutions.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Fale agora com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Willian Soares