Backup e sua importância

Backup dos seus dados é de extrema importância para o funcionamento de seu sistema ou até mesmo de rotinas na empresa.Você pode até entender como desnecessário ou que nunca irá utilizar, mas é melhor se prevenir do que sofrer não acha?

Backup e sua importância
Photo by benjamin lehman / Unsplash

Backup dos seus dados é de extrema importância para o funcionamento de seu sistema ou até mesmo de rotinas na empresa.
Você pode até entender como desnecessário ou que nunca irá utilizar, mas é melhor se prevenir do que sofrer não acha?

O que é Backup?

O backup é um termo inglês que tem o significado cópia de segurança. Ou seja, o backup nada mais é do que uma cópia de um ou mais arquivos.

O backup deveria ser muito mais valorizado do que é hoje em dia. Com o backup realizado sua empresa fica bem mais tranquila caso tenha algum problema de software ou hardware.

Hoje sabemos que na área da informática não é possível prever quando teremos um problema em algum equipamento não é mesmo?

Quais problemas posso enfrentar?

Existem diversos problemas que podem ocorrer gerando assim pânico na sua empresa. Veja abaixo alguns problemas comuns:

  • Problemas técnicos
  • Vírus
  • Arquivos danificados
  • Roubos, Acidentes de causas naturais

Com o avanço da tecnologia cada vez maior, as invasões em servidores, em bancos, inserções de vírus na rede ficam mais comuns.

A infecção por vírus na maioria das vezes nem é notado. Pois ele pode corromper um arquivo que você quase não utiliza, ou até mesmo um vírus que é inserido apenas para coletar informações.

Muitas vezes a infecção por vírus chega a corromper a instalação do seu sistema operacional, gerando assim uma dor de cabeça enorme para sua empresa, pois todos os seus dados estão no servidor por exemplo.

Nos últimos anos ficou muito comum, empresas entrando em pânico pois invadiram o servidor, e os invasores começam pedir um valor absurdo para liberar os dados novamente. Imagina para a empresa o transtorno que será perder todos os dados por uma invasão dessa?

São por conta desse e de outros motivos que o backup é se torna indispensável para qualquer um. Não só para empresas, mas para qualquer pessoa. Os seus dados são as informações da sua vida, da sua empresa.

O backup garante que caso você sofra com algum dos problemas citados acima, sua empresa não fique em pânico pois você tem uma cópia de segurança de todos seus arquivos.

Vale lembrar que o backup pode ser feito para qualquer arquivo não só para banco de dados. Planilha, músicas, fotos, entre outros todos podem ser realizados uma cópia de segurança.

Mais qual a periodicidade para fazer o Backup?

Não existe uma regra de quanto em quanto tempo devo fazer o backup. Mas quanto mais melhor. Pois caso tenha algum problema, quanto mais atual for, menos dados e informações você perderá ao restaurar o backup.

Não perca dados ou arquivos faça o backup e se garanta.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Contamos com profissionais completamente capacitados e experientes, e com um suporte técnico humanizado e de excelente atendimento.

O sistema ERP da MBM conta com diversos relatórios, dashboards, consultas personalizadas, várias funcionalidades e a facilidade na customização conforme a necessidade do cliente.

Agende uma demonstração gratuita CLIQUE AQUI

Autor: Bruno Branco