Blockchain: Ao Infinito e Além

Blockchain: Ao Infinito e Além
Photo by Shubham Dhage / Unsplash

Você já deve ter ouvido alguém falar, ou visto algum post falando sobre esse tema com certeza. Mas o que é essa tecnologia, é a mesma coisa que bitcoin, etherium ou criptomoeda?

Pois bem, nesse artigo de hoje, vamos falar um pouco desse tema que está entre os principais temas no mundo. Vamos descobrir o que é blockchain, como isso impacta na minha vida ou na vida da minha empresa, como posso usar, e muito mais. Então se você quer aprender mais sobre esse tema, segue com a gente.

O que é Blockchain

A primeira aparição desse termo surgiu lá em 2008 em um artigo do Satoshi Nakamoto, quando trouxe o bitcoin a tona. O Blockchain em resumo, nada mais é do que um “livro contábil” que grava o registro de uma transação virtual. Na forma que esse registro seja imutável e seguro. Seu armazenamento é feito em blocos. E um bloco depende do outro.

Como o Blockchain Funciona

A tecnologia funciona como um livro de registros aberto como dito anteriormente. Um banco de dados que grava todos os registros das transações virtuais.

Ele registra a quantidade, quem enviou, para quem foi enviado, quando a transação foi feita e outras informações. Ele permite saber em que livro isso foi registrado, mas não permite qualquer alteração desses dados. Uma vez gravado ele não é alterado.

Aplicação do Blockchain

Vamos ver na prática como essa tecnologia funciona.

  • O Bruno quer transferir um ativo digital para o José.
  • O ativo é gerado online como um bloco com os dados para serem armazenados.
  • Esse bloco é compartilhado pela rede no mundo todo. Uma cópia da transação se assim preferir.
  • A rede verifica se o bloco é válido.
  • Aprovado, o bloco é adicionado a vários blocos e ganha um registro único na rede. Ou seja, NÃO PODE SER ALTERADO.
  • E para finalizar o ativo digital que era do Bruno agora fica registrado para o José.

5 Vantagens do Blockchain

Essa tecnologia traz algumas vantagens. Vamos ver 5 vantagens que o blockchain pode trazer.

Agilidade

Diferente de um banco comum, que tem um horário de atendimento, ou de um caixa eletrônico que tem horários e limites de transações, a tecnologia blockchain funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias no ano.

Segurança

Podemos dizer que é uma tecnologia muito segura. Pois todos os seus dados são criptografados.

Menor Custo

Novamente esse é mais um ponto diferente de uma transação comum. Não existe um intermediador, não existe um banco por trás de cada transação. E com isso os custos são menores.

Transparência

Essa tecnologia como dito anteriormente é um livro aberto. Todas as transações são públicas.

Privacidade

Mesmo tendo suas informações públicas, ainda sim existe uma privacidade priorizada. Somente ficam públicas as informações essenciais. As informações sensíveis são completamente sigilosas.

Bitcoin x Blockchain

Por mais que na teoria os dois foram criados juntos, não são a mesma coisa. Com a tecnologia blockchain o Bitcoin existiu, existe e funciona. Mas a tecnologia continuou e seguiu “sozinha”. Hoje não é utilizada somente para transações do bitcoin mas para diversas outras transações. E é o futuro.

Conclusão

Essa tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de cada pessoa. E por mais que para alguns seja difícil de entender, acredito que se entenderem vão ver que é o futuro.

Hoje já é comum ver pessoas vendendo artes digitais por milhões de dólares, ou criptmoedas. Estamos vivendo em um mundo de mudanças e inovações. Outro exemplo claro, que para alguns é um absurdo, mas já existem pessoas vendendo “terrenos online”.

Então fique atento as novidades, e as tecnologias. Pois, essas tecnologias estão cada vez mais inovadoras, e presentes em nosso dia a dia.

🔻🔻 Você pode gostar desses artigos também: 🔻🔻

📌Metaverso: O mundo virtual real?📌

📌7 vantagens de ensinar programação para crianças📌

📌Critpmoedas sem medo📌

📌Golpes Digitais📌



Sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Clique aqui e veja o que dizem da MBM Solutions.

Com sede própria com 1600m² de área construída específica o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um tempo de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Fale agora com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Bruno Branco