Como melhorar o seu Inbound Marketing e começar ter resultados

Um trabalho de Inbound Marketing bem feito pode ser medido por diversas variáveis. Conteúdo de qualidade, links apontando para o seu site (demonstrando sua autoridade no assunto) e a lealdade dos seus visitantes

Como melhorar o seu Inbound Marketing e começar ter resultados
Photo by Merakist / Unsplash

Para saber se um trabalho Inbound Marketing foi bem feito, existem diversas maneiras. Entre elas estão:

  • Conteúdo de qualidade
  • Links apontando para o seu site
  • Lealdade dos seus visitantes

Essas são apenas algumas de muitas análises que podem ser feitas. Mas medir não é a parte difícil. A dificuldade está em conseguir "chegar lá". Isso é o que realmente importa e demanda muito trabalho, dedicação e principalmente persistência.

Persistência é a palavra chave para explicar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha de Inbound.

Quando você se propõe a fazer uma determinada campanha e se mantém fiel ao plano, independente de ter bons resultados inicialmente ou não, sua campanha tem muito mais chances de sucesso.

Mas você sabe porque isso acontece?

Apesar das empresas que trabalham com Inbound Marketing terem um ciclo de vendas mais curto, para chegar nesse patamar é necessário construir sua autoridade de marca.

Isso acontece porquê muito do seu sucesso com estratégias de marketing digital (e não apenas de Inbound) estão relacionadas a imagem que as pessoas fazem de sua empresa.

Se você tem uma marca conhecida, acaba sendo muito mais fácil de iniciar qualquer tipo de campanha on-line e ter sucesso imediatamente.

Quando não é esse o caso, pode demorar um pouco mais, mas pode ter certeza de que vai funcionar.

E uma vez atingido o objetivo de autoridade no assunto que sua empresa domina, os buscadores passarão a rankear seu conteúdo mais rapidamente e em melhores posições, sites e blogs vão linkar seus posts quase que instantaneamente e suas atualizações nas redes sociais vão ser compartilhadas com mais frequência.

Assim como em um Pêndulo de Newton, o início da ação demanda maior esforço.

Mas o efeito que temos depois é resultado obtido pelo esforço feito no inicio, quando empurramos o pêndulo, e ele faz seu movimento sozinho, sem precisarmos empurrar novamente.

Mas me permita explicar melhor, com um exemplo.

Vamos dizer que você tem um site e está tentando conseguir melhorar seu rankeamento no Google para uma série de Keywords. Conseguir seus primeiros backlinks, começar a subir nos rankings e criar os primeiros posts que realmente falam com seu público alvo são tarefas dificílimas.

Assim como conseguir aquelas primeiras curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. Mas chega um momento que de tanto fazer, testar e continuar fazendo, você recebe alguns seguidores, que puxam outros, e outros e quando você olhar novamente para o que está acontecendo, verá que seu esforço para conseguir novos seguidores, melhor SEO e mais Buzz está sendo mínimo em comparação com o esforço inicial.

Por isso, não deixe de fazer o que estava dentro do seu planejamento, faça, meça e melhore com o tempo, mas sem se esquecer de que o resultados efetivos podem não chegar de imediato, mas quando chegarem provarão que o valor da persistência é que dá o tom no Marketing Digital

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Autor: Anderson Palma