/ Marketing

Inbound marketing vs Outbound marketing

Nesse artigo iremos ver algumas diferenças entre esses dois modelos de marketing.

O que é Marketing?

Segundo Philip Kotler, Marketing é: a função empresarial que identifica necessidade e desejos insatisfeitos, define e mede a sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, específica quais os mercados-alvo que serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender o cliente.

Dentro de todos os pontos citados acima vemos como muito importante o "identifica necessidades e desejos insatisfeitos" e "específica quais os mercados-alvo que serão mais bem atendidos pela empresa.

Mas por que esses dois pontos?

Porque com a identificação das necessidades e desejos do seu possível cliente, e a definição de que tipo de mercado sua empresa quer atingir, você consegue trazer a solução para os problemas e dores do seu cliente da melhor forma possível e com autoridade no que está oferecendo.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem relação com o chamado Marketing de Permissão, aquele feito para ganhar atenção de forma orgânica, sem interromper seu fluxo de atividade. Ele não interrompe, mas puxa. Atrai o prospect para o seu produto.

A Hubspot, empresa de automação de marketing criou um modelo que faz bastante sucesso.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é o tipo de marketing que interrompe o fluxo de atividade do seu prospecto para ganhar sua atenção. Ele não está diretamente ligado a uma mídia, e sim a uma forma de propagar a mensagem. A ideia aqui é empurrar o produto ao proespect e interromper seu fluxo natural.

Em resumo aqui a ideia é vender e divulgar seu produto na cara do cliente. Diferente do inbound marketing que tem como objetivo principal nutrir o prospect e deixar ele tomar a decisão final no tempo dele.

Mas qual dos dois modelos utilizar?

Não tem como definir o modelo correto ou errado para utilizar. Pois ambos os modelos funcionam bem. A decisão deve ser tomada em cima de o que a empresa tem como objetivo.  O Outbound joga na cara do cliente o seu produto e meio que coloca pressão e fica sempre jogando na cara dele seu produto. O Inbound vai nutrindo o cliente com conteúdo que ajuda ele, e deixa ele vir atrás do seu produto.

Então não existe um modelo certo o errado. Até porque é possível sim trabalhar utilizando os dois modelos em conjunto. Tudo vai depender do planejamento e objetivos da sua empresa.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Contamos com profissionais completamente capacitados e experientes, e com um suporte técnico humanizado e de excelente atendimento.

O ERP da MBM conta com diversos relatórios, dashboards, consultas personalizadas, e a facilidade na customização conforme a necessidade do cliente.

Agende uma demonstração gratuita CLIQUE AQUI

Autor: Bruno Branco
Inbound marketing vs Outbound marketing
Compartilhe