Inbound marketing vs Outbound marketing

Nesse artigo iremos ver algumas diferenças entre esses dois modelos de marketing.

Inbound marketing vs Outbound marketing

Nesse artigo iremos ver algumas diferenças entre esses dois modelos de marketing.

O que é Marketing?

Segundo Philip Kotler, Marketing é: a função empresarial que identifica necessidade e desejos insatisfeitos, define e mede a sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, específica quais os mercados-alvo que serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender o cliente.

Dentro de todos os pontos citados acima vemos como muito importante o "identifica necessidades e desejos insatisfeitos" e "específica quais os mercados-alvo que serão mais bem atendidos pela empresa.

Mas por que esses dois pontos?

Porque com a identificação das necessidades e desejos do seu possível cliente, e a definição de que tipo de mercado sua empresa quer atingir, você consegue trazer a solução para os problemas e dores do seu cliente da melhor forma possível e com autoridade no que está oferecendo.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem relação com o chamado Marketing de Permissão, aquele feito para ganhar atenção de forma orgânica, sem interromper seu fluxo de atividade. Ele não interrompe, mas puxa. Atrai o prospect para o seu produto.

A Hubspot, empresa de automação de marketing criou um modelo que faz bastante sucesso.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é o tipo de marketing que interrompe o fluxo de atividade do seu prospecto para ganhar sua atenção. Ele não está diretamente ligado a uma mídia, e sim a uma forma de propagar a mensagem. A ideia aqui é empurrar o produto ao proespect e interromper seu fluxo natural.

Em resumo aqui a ideia é vender e divulgar seu produto na cara do cliente. Diferente do inbound marketing que tem como objetivo principal nutrir o prospect e deixar ele tomar a decisão final no tempo dele.

Mas qual dos dois modelos utilizar?

Não tem como definir o modelo correto ou errado para utilizar. Pois ambos os modelos funcionam bem. A decisão deve ser tomada em cima de o que a empresa tem como objetivo.  O Outbound joga na cara do cliente o seu produto e meio que coloca pressão e fica sempre jogando na cara dele seu produto. O Inbound vai nutrindo o cliente com conteúdo que ajuda ele, e deixa ele vir atrás do seu produto.

Então não existe um modelo certo o errado. Até porque é possível sim trabalhar utilizando os dois modelos em conjunto. Tudo vai depender do planejamento e objetivos da sua empresa.

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Autor: Bruno Branco