Os benefícios do Xadrez na vida profissional e pessoal

Os benefícios do Xadrez na vida profissional e pessoal
Photo by Mason Hassoun / Unsplash

Você deve ter ouvido falar no sucesso da série original Netflix "O Gambito da Rainha" - talvez até tenha assistido e se interessado pelo assunto do rei dos jogos ou jogo dos reis como dizem, o Xadrez, como tantos outros milhares de assinantes fizeram nos últimos meses, provocando um movimento de interesse por este antigo jogo tão intenso que chegara a faltar tabuleiros e peças em lojas virtuais por alguns dias.

Não é só um jogo

Um fato interessante sobre o Xadrez e um dos motivos que me fizeram se apaixonar por ele é que ele não é apenas um jogo, os benefícios dele vão muito além das 64 casas do tabuleiro, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, abaixo eu menciono e explico cada ponto onde o Xadrez pode beneficiar a sua vida:

1 - Tirando aprendizados das derrotas

Você aprende com seus erros? Uma das máximas do xadrez é que "Você só aprende quando perde", isto por que em teoria, se ambos jogadores sempre fizessem todas as jogadas perfeitas, o jogo terminaria sempre empatado, ou seja, se você perdeu, é por que você errou mais que o adversário, então, repassar suas jogadas (muitas vezes com ajuda de um computador) te faz encontrar os pontos onde errou e quais seriam os melhores caminhos. Desenvolver este hábito te faz sempre repensar suas decisões ruins na vida, localizar os pontos onde poderia ter sido melhor e aprender com seus erros.

2 - Pensar antes de agir

Para cada lance de uma partida de xadrez, existem dezenas de possibilidades que podem acarretar centenas de respostas e milhares de novas respostas e assim por diante, as possibilidades de lances para as próximas 4 ou 5 jogadas são incontáveis para um cérebro humano comum. Considerando e aceitando esta limitação humana, temos que então aprender a escolher determinadas linhas, determinadas sequências que soam melhores em certas circunstâncias, ou seja, antes de executar cada lance, temos que pensar, tentar entender o que o adversário pretende fazer, definir nosso plano, visualizar armadilhas e só então se decidir pela jogada, pensar muito antes de cada lance exercita a nossa capacidade de controlar o impulso, de raciocinar e pensar antes de agir, uma características muito importante de ser trabalhada nos jovens mas também deveras importante na fase adulta.

3 - Raciocínio, memória e resolução de problemas

Você parece sem saber o que fazer, as ideias não surgem, parece encurralado e pressionado. Poderia ser no jogo, poderia ser na vida ou no trabalho, não é mesmo? No jogo, com um pouco mais de tempo, você pensa, avalia as jogadas, repassa a sequência de lances em sua mente e então, como um passe de mágica uma jogada matadora que ninguém havia visto surge em sua mente, e lances depois a vitória que parecia impossível está em suas mãos. Esta capacidade de raciocinar, pensar em diversos planos e repassar os acontecimentos até encontrar as melhores ideias quando levado para o mundo real, além do tabuleiro, te ajuda a solucionar problemas no trabalho, nos estudos.

4 - Seguir regras, gerir a equipe

No início do jogo você tem 16 peças a sua disposição, cada qual com sua capacidade de movimento, sua importância, todas com um objetivo claro: defender seu rei, atacar o rei inimigo, e a única maneira de ter sucesso é trabalharem em equipe, juntas, como um time e o responsável por garantir isso é você, conhecer as regras e melhores estratégias, se concentrar e jogar sério é o que te trará sucesso, seja no Xadrez, seja em qualquer outra área da vida.

E agora, o que está esperando para começar a aprender este belo jogo?

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Clique aqui e veja o que dizem da MBM Solutions.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Fale agora com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Willian Soares