Você sabe quais os tipos de custos do seu estoque?E como controlá-los?
A Gestão de Estoque existe para que a sincronização de suprimentos e demandas funcionem perfeitamente, pois leva-se um tempo para comprar e transportar os materiais até chegar ao consumidor.
Também melhora o nível dos Serviços e permite economias em produção, compras e transporte, além de proteger a empresa de incertezas na demanda e no tempo de reposição servindo como segurança para as contingências.
A velocidade do Giro de Capital e a verificação se o estoque está dentro dos limites aceitáveis é uma importante tarefa para que tenha uma rotatividade de Estoque. A rentabilidade da empresa é influenciada pelo bom controle de Estoque, pois pode ser absorvido maior capital onde o valor poderia estar sendo investido de outras maneiras.
Porém todo estoque implica em custos que devem ser considerados no momento em que são efetuadas as estimativas de estoque, quando se fala em Estoque Mínimo e Máximo.
Custos associados ao Controle de Estoque:
Custos de manutenção: são os custos dos impostos e seguros, os custos de armazenagem física, e os custos do risco de manter o estoque, ou seja, custos de perdas.
Custos do pedido: são os custos do processo de aquisição dos itens de reposição do estoque (custo do processamento dos pedidos, custo do envio dos produtos, custo de preparação da produção ou do manuseio para atender o lote solicitado, custo incorrido nas operações de recebimento).
Custo de reposição: é o custo que incorre para adquirir o estoque na data da demonstração contábil.
Estoques são ativos:
- Na forma de materiais ou suprimentos a serem utilizados no processo de produção;
- Na forma de materiais ou suprimentos a serem utilizados ou distribuídos na prestação de serviços;
- Na forma de mantidos para venda ou distribuição no curso normal das operações; ou em processo de produção para venda ou distribuição.
Custo do produto: é o preço do item obtido de uma fonte externa para que sua reposição seja necessária.
Custo de falta de estoque: é o custo quando há pedido de itens em falta no estoque e são de dois tipos:
- Custos de vendas perdidas
- Custos de atrasos.
Com o sistema ERP da MBM você poderá efetuar o controle dos Custos Médios baseados nas entradas dos itens e em Saldos Iniciais = Saldo Final do Mês Anterior, tudo isso aliados a fechamentos mensais que serão efetuados os cálculos e resultados finais.
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A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.
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Autor: Michele Dotta