/ Pessoas

Chegou a hora do home office se tornar um padrão?

Com certeza você já ouviu o termo home office, trabalho remoto ou trabalho de casa no seu dia-a-dia. Este é o termo que classifica o trabalho quando realizado de casa de forma remota (Work from Home no termo original). Hábito já comum em diversas empresas de TI.

Este estilo de trabalho ainda é visto com mitos e desconfianças por parte dos empresários, porém, agora com a necessidade crescente do isolamento social, esta prática vem se tornando frequente em empresas de todos os ramos e todos precisam se adequar rapidamente. A questão que fica é: a prática irá quebrar paradigmas e se tornar um padrão após a quarentena?

Para responder isso e ajudar a moldar melhor a opinião dos tomadores de decisão nas empresas, vamos apresentar alguns dados científicos já estudados sobre o home office.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, seus pesquisadores concluíram que a produtividade dos colaboradores aumentou em 13% e os trabalhadores adoeceram menos, além da prática proporcionar 50% a mais de economia para as empresas.

Outra pesquisa realizada pelo site Indeed constatou outras vantagens para as empresas que adotam a medida:

  • Redução da taxa de turnover em 52%;
  • Economia de 50% em custos operacionais;
  • Redução de 31% nos custos com benefícios;
  • Aumento do engajamento em 57%;
  • Redução de 50% na taxa de absenteísmo.

Para o Brasil, 54% dos brasileiros que atuam remotamente acreditam ser mais produtivos trabalhando no próprio domicílio. Na maioria das empresas os colaboradores mesclam visitas a empresa com dias em casa. Para que o trabalho remoto possa ter os resultados esperados, alguns princípios precisam ser tomados por parte tanto do colaborador, quanto da empresa, sendo os principais:

  • Estabelecer de forma clara as regras para o trabalho remoto: a empresa precisa tecer um documento com as regras e condições para o trabalho remoto, incluindo e atentando-se as obrigações trabalhistas envolvidas.
  • Possuir uma canal claro de comunicação: a empresa precisa ter uma ferramenta interna de comunicação que possa manter todos os colaboradores atuando em conjunto, com contato frequente com os superiores, é importante que o senso de "União e Equipe" da empresa não seja perdido.
  • Manter o foco da cultura da empresa: é importante os colaboradores não perderem o espírito da empresa e seus valores, isto pode ser feito mantendo a comunicação constante entre diretoria e outros departamentos.
  • Ambiente e Tecnologia: os colaboradores precisam de um espaço adequado a concentração e trabalho e precisam ter a tecnologia mínima recomendada. Algumas empresas até mesmo ajudam nos custos para que o colaborador possua as condições ideais de trabalho.
  • Disciplina e foco: o colaborador precisa ter foco no trabalho e ser disciplinado em suas tarefas, o apoio de ferramentas de produtividade como Trello, Dropbox, Google Calendar e outros, ajudam o profissional manter-se antenado, além da comunicação interna constante claro.

Para o colaborador, algumas dicas são importantes para aumentar o rendimento:

  • Defina seus horários e tenha pausas programadas;
  • Faça um planejamento da sua rotina diária;
  • Tenha em mente que você está "no trabalho" -- muitos profissionais inclusive utilizam roupas próprias para o trabalho mesmo em casa, é uma forma de manter a mentalidade corporativa.
  • Peça apoio dos familiares, eles precisam entender que você está ocupado enquanto trabalhando.

Em resumo, trabalhar em casa sempre foi um sonho de muitas pessoas, e pode ser um verdadeiro sonho de muitas empresas também, dado o aumento de produtividade e redução de custos operacionais. Mas é necessário que ambas as partes abracem a filosofia e levem a ideia a sério em condições, direitos e deveres. É uma tendência que chega para ficar e para transformar para melhor o ambiente empresarial.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Clique aqui e veja o que dizem da MBM Solutions.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Fale agora com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Willian Soares
Chegou a hora do home office se tornar um padrão?
Compartilhe