Transformando sua empresa com a Qualidade 4.0

Transformando sua empresa com a Qualidade 4.0
Photo by Greg Rosenke / Unsplash

Dando continuidade à série de assuntos ligados a Indústria 4.0, hoje nós vamos falar um pouco da parte de qualidade. Ou, a Qualidade 4.0. Nós já falamos em outros artigos, e podcasts sobre a Indústria 4.0 em um geral, quais tecnologias estão envolvidas nessa revolução industrial. Vimos também quais foram e o que mudou nas outras revoluções, até chegarmos a tão comentada Indústria 4.0.

Agora você deve estar se perguntando, mas o que a qualidade tem em comum com essa revolução e o que é essa qualidade 4.0.

O que é Qualidade 4.0

A área da qualidade é envolvida em todos os ramos e atividades, não só para indústria. A qualidade do seu produto, a garantia e a forma como você lida com o produto desde a sua fabricação é de extrema importância para o usuário final. E é agora que entra a qualidade 4.0. Ou seja, em resumo é como todas as tecnologias que a indústria 4.0 trouxe, vai integrar com toda a área da qualidade.

Vantagens da indústria 4.0 na qualidade

A indústria 4.0 trouxe várias tecnologias com ela, como: Internet das coisas, Big Data, Digital Twin, dentre outras. O uso e a integração dessas tecnologias na área de qualidade é de uma vantagem absurda. Por exemplo, com a utilização da internet das coisas e Big Data, já é possível realizar monitoramentos de processos em tempo real.

Se alguns anos atrás alguém falasse para você que seria possível realizar uma vistoria, uma auditoria online, sem precisar ir até a empresa, você iria achar que essa pessoa estava louca né? Pois bem, com as tecnologias que as revoluções industriais vêm trazendo, e principalmente agora na 4.0, esse tipo de processo já é possível. Trazendo assim uma vantagem impressionante que é a economia com um auditor tendo que ir até a empresa do outro lado do mundo para fazer uma auditoria.

Outra vantagem que podemos destacar é exatamente a armazenagem e a facilidade de obter os dados em tempo real. Até hoje, ainda é possível ver empresas que utilizam tudo em papel, garantia, auditoria, processos, tudo em papel, e quando precisa de alguma informação, demora horas, dias e semanas para localizar, mesmo que seja bem organizado.

Com a inteligência artificial, internet das coisas, big data que são tecnologias que vieram forte com a indústria 4.0, esse tipo de situação não vai mais existir, pois os dados são armazenados e disponibilizados em tempo real.

E um outro ponto que podemos destacar ainda em cima dos dados, é que com essa armazenagem e disponibilidade em tempo real, não corre o risco de tentarem “burlar” os dados para uma auditoria. Ou seja, os dados são reais.

Importância da qualidade

Hoje acredito que muitas empresas não se atentam a importância da qualidade dos seus processos e produtos. Assim como a implantação da indústria 4.0 na indústria. É preciso entender que todo o valor que deve ser aplicado, não é um custo, e sim um investimento. Os benefícios são muito maiores que as desvantagens.

Prezar pela qualidade do produto afeta o consumidor final, ou seja, o seu cliente, quem paga as suas contas e mantem sua empresa.

Indústria e Qualidade 4.0

Em resumo, a indústria 4.0 veio além de trazer várias tecnologias principalmente para o chão de fábrica em si com a robotização nos processos, ela traz vários benefícios como vimos no tópico anterior para a área da qualidade.

Assim como já falamos em outros materiais, a indústria 4.0 não vem para derrubar o ser humano, e sim para trazer novas oportunidades. Basta você querer crescer e enxergar as oportunidades.

Saiba mais sobre a MBM Solutions

A MBM foi fundada em 2001 e é uma empresa dedicada a oferecer soluções na área de sistemas para gestão empresarial.

Clique aqui e veja o que dizem da MBM Solutions.

Com sede própria com 1600m² de área construída visando o sucesso de cada cliente. Contamos com mais de 4000 usuários, e um time de profissionais altamente qualificados.

Atuamos em mais de 8 estados e em empresas com matriz em mais de 10 países.

Fale agora com um de nossos consultores CLIQUE AQUI

E ganhe tempo, agilidade, facilidade e precisão nos processos da sua empresa

Autor: Bruno Branco